06/01/2013

Primeira cicloviagem de 2013

Ufa!!!! O mundo não acabou, então vamos pedalar...

Começamos o ano com um pequeno pedal pelo litoral norte do estado de São Paulo. Que por sinal foi ótimo... Um pedal tranquilo de ser realizado tanto pela orla como por estrada.

A viagem começou em Santos, a cidade que é conhecida como "cidade amiga da bicicleta" pela Associação Brasileira dos Ciclistas, isso pelo estímulo que ela da ao transporte auternativo, a bicicleta. Santos ultrapassa a 30 km de malha cicloviária e isso possibilita um pedal entre as ruas movimentadas da cidade e a beleza singular de seus jardins e mar.

Ciclovia Santos

Saindo de Santos atravessamos de balsa para o Guarujá. Lá vimos que a ciclovia que já existia havia passado por uma nova estruturação, possibilitando ao ciclista e ao motorista maior segurança por todo percurso, tornando assim mais tranquilo e prazeroso, pois a ciclovia se encontra num patamar mais alto que Avenida Adhemar de Barros.

Balsa Santos/Guarujá

Praia da Enseada

Ciclovia Guarujá

A cidade do Guarujá também nos possibilitou um pedal sossegado, pois em toda sua orla existem ciclovias, bem sinalizadas e igualmente a Santos foi gratificante pela sua estrutura e segurança... É sempre bom pedalar entre a loucura do trânsito e o mar seja ele revolto ou não.
Durante o pedal o sol estava de rachar o côco, então nada mais justo do que fazer uma paradinha para refrescar com um cerveja estupidamente gelada.
É redundante falar sobre as belas praias do Guarujá, nas quais passamos Pitangueira, Pernambuco, Astúrias, do Tombo...
Enfim pegamos a Estrada de Pernambuco, como já havíamos feito este percurso já sabiamos o que nos esperava. Muita sombra, ciclistas e algumas quedas d'água... que nos possibilitou um frescor durante o pedal.

Resolvemos durante o pedal pernoitar na Praia do Perequê. Logo na chegada conseguimos nos instalar numa pequena pousada... Um verdadeiro achado, pois nessa época as pousadas fechavam pacotes de no mínimo 5 dias...

Depois de cair nas águas da Praia do Perequê, jantamos e fomos descansar o corpo... Pela manhã saímos rumo a Boraceia. Passamos em Bertioga e aproveitamos para passar pelo Forte do São João...

Bertioga como as outras praias já percorridas está aperfeiçoando suas ciclovias ... tornando a orla mais prazerosa tanto para os moradores como para os turistas...

Pedal... Pedal... Pedal... Rumo a Boraceia... Mas antes ai vai uma dica, converse com os pessoas nativas do lugar, isso faz toda diferença... nem sempre nossos planos foram seguidos, pois durante todas as viagens acabamos conversando e ouvindo as sugestões... por incrível que pareça só entramos pelo cano uma vez, fazendo isso...

Bem... continuamos o pedal por toda a praia de Bertioga e no final pegamos uma avenida que nos levou até a Riviera de São Lourenço... Mais a frente o tempo começou a fechar e o céu escureceu, então resolvemos sair a procura de uma pousada... hummmmm nem preciso dizer... alta temporada... ZERO de pousada... Porém nossa sorte é que nossa afilhada Juliana mora num Camping próximo de onde estávamos e isso foi a nossa salvação... Nem bem chegamos e a chuva caiu... Depois de um banho, uma sonequinha, um lanche e uauuuuuuuuuuu cama...

No dia seguinte nossos planos dormir em Boraceia e retornar a Bertioga apenas no dia 31 para passar a entrada de ano na casa de amigos...
Ao sair da riviera chegamos a Praia de Itaguaré... gente que delícia, uma praia praticamente deserta... adorável de se pedalar, uns 3,5 km de praia limpa, linda e agradável...
No final da orla uma travessia nos esperava, havia o encontro de um rio com o mar e tivemos que carregar as bikes, pois a maré não estava tão baixa e havia a possibilidade de molhar os alfojes, apesar dos pesares foi bem legal. Após a travessia, uma trilha nos esperava e logo em seguida o asfalto.

Após um pequeno pedal pela estrada, entramos num condomínio que nos levou a praia de Guaratuba... Tudo de bom... pedal pela areia... é coisa de outro mundo, que sensação de liberdade... indescritível... Mais ou menos  8 km de extensão e no final da praia um rio de águas calmas para nos banhar e renovar as energias... showwwww...indicação de um ciclista bem especial...

Chegamos em Boracéia no final da tarde e mais uma vez fomos a procura de pousada, nem preciso falar o que aconteceu... Bem como um casal previnido depois de tres alternativas resolvemos ficar num camping... Uma experiência que não tínhamos e que nos proporcionou momentos bem especiais...

Nada como viver novas experiências com que se ama... Foi muito bom... E depois de uma noite especial...

QUE TODOS OS SEUS E OS NOSSOS DESEJOS SE REALIZEM NO ANO QUE ESTÁ     NASCENDO...